Saiba como é possível fazer investimentos com pequenos valores  

Os investimentos desempenham papéis fundamentais para que o seu dinheiro renda. Fazê-lo multiplicar é possível, mesmo sem dispor de grandes valores para dar o pontapé inicial. 

Reunimos aqui uma série de informações importantes para que você se torne um excelente investidor. Fique por dentro do assunto e descubra como aumentar os seus rendimentos.

Boa leitura!

Por que fazer investimentos?

O cenário econômico vive em constante transformação. Por isso, exige que você esteja atento a uma série de questões, a fim de proteger suas finanças e evitar que planos fiquem para depois. 

Ou seja, investir contribui para assegurar um bom futuro a você e sua família. No entanto, os benefícios vão muito além da criação de uma reserva financeira, por exemplo.

Eles também incluem:

  • Construção e/ou  aumento de patrimônio;
  • Independência financeira; 
  • Realização de projetos;
  • Segurança contra inflação.

Qual é o primeiro passo para fazer investimentos?

Diante da importância do assunto, você deve estar se questionando a respeito do que é necessário para iniciar a sua jornada de investimentos. Antes de mais nada, é preciso abrir uma conta em banco ou corretora.

Hoje em dia, o processo ocorre de maneira bastante simples. No site das instituições, é possível preencher os seus dados e, após a finalização do cadastro, incluir outras informações que facilitam a identificação do perfil de investidor. 

Conheça os perfis de investidor

Essa é uma etapa crucial para descobrir qual é o seu estilo enquanto investidor. Também chamado de suitability, o perfil do investidor é uma análise que demonstra os riscos que você pode correr e quais são as expectativas. 

O formulário compreende questionamentos criados para mapear quais pilares são mais importantes na hora de investir e qual é a sua tolerância ao risco.

Os três perfis de investidor mais comuns são: 

  • Conservador: reúne aqueles que não querem correr muitos riscos e não estão dispostos a perder dinheiro, buscando ganhos a longo prazo.
  • Moderado: as pessoas que já possuem um conhecimento no mercado financeiro estão aqui e já aceitam algum tipo de vulnerabilidade em seus aportes, sempre em busca da melhor rentabilidade.
  • Arrojado: inclui os investidores que procuram maiores rendimentos e não se preocupam em correr riscos de perdas, ou seja, suportam um alto nível de volatilidade em seus investimentos, correndo riscos estrategicamente em busca da maior rentabilização.

Como investir com pouco dinheiro?

Com o cadastro feito e os sonhos prestes a serem realizados, é hora de ir para a parte mais legal. Começar a investir! Existem opções de investimentos para todos os bolsos. Com R$ 9 ou R$ 10, por exemplo, é possível dar o pontapé inicial. No mercado financeiro, há diversas opções. 

Elas são separadas por renda fixa e renda variável. No primeiro grupo, estão funcionalidades como CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários), CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio) e Tesouro Direto. Já no segundo, enquadram-se ações, opções e fundos de investimentos imobiliários (FIIs), entre outros. 

Assim, concluímos que não há segredos para o início da sua jornada. A chave de sucesso está no começar, já que não há exigência de esforços, apenas conhecimento.

Lembre-se: os investimentos fazem com que o dinheiro trabalhe para você. Então, invista com inteligência e conhecimento, aproveitando as oportunidades para o seu bolso ficar feliz!

Equipe Mixtra

O MIXTRA é parte do Grupo DB1

Há mais de 20 anos trabalhando com expertise em tecnologia, o Grupo DB1 desenvolve soluções para os segmentos de e-commerce, de fintechs e de transformação digital.

Especialistas em automação e em inovação alinhadas à valorização de pessoas, o Grupo DB1 está há 12 anos sendo reconhecido pelo Great Place to Work dentro de diversas categorias.

Há dois anos consecutivos, o grupo é reconhecido como uma das empresas que mais crescem na América Latina pela Financial Times e conta, hoje, com mais de 800 colaboradores.
Maringá: +55 (44) 3033-6303

Avenida Carneiro Leão 563 Centro Empresarial Le Monde 2° andar sala 9, Maringá - PR CEP 87014-010

Assine nossa Newsletter