Pegar empréstimo para investir vale a pena? Entenda!  

Também conhecido como alavancagem financeira, o hábito de realizar um empréstimo para investir tem se tornado comum, de acordo com pesquisas. Logo, a pergunta que fica é: vale a pena realizar este tipo de contratação? 

Como muitas perguntas do setor financeiro, neste caso, a resposta é depende. Afinal, quando falamos sobre investimentos, as possibilidades são vastas e devem ser analisadas caso a caso. 

Pensando nisso, este texto explica quando vale a pena pegar empréstimo para investir, tendo em mente questões como planejamento financeiro e taxa de juros. Continue a leitura e saiba mais! 

Pode pegar empréstimo para investir?  

Não existe limitação jurídica quando falamos sobre a possibilidade de pegar empréstimo para investir. No entanto, antes de realizar a alavancagem financeira, é importante levar alguns fatores em consideração. 

O primeiro deles é o retorno sobre o investimento. Afinal, é fundamental que a taxa de juros não seja maior que o ganho financeiro por trás do investimento, para evitar problemas. Além disso, o tipo de empréstimo realizado também é muito importante. 

Foto de materiais sobre a mesa, incluindo calculadora, para calcular os ganhos e descobrir se vale a pena pedir empréstimo para investir.
Calcular os ganhos ao realizar o empréstimo para investir, antes da contratação do crédito, é fundamental.

Legenda: Calcular os ganhos ao realizar o empréstimo para investir, antes da contratação do crédito, é fundamental. 

Se você for comprar um carro, por exemplo, o consignado é uma boa opção, por ter taxa de juros baixa. Por outro lado, realizar um empréstimo para investir na bolsa pode não ser uma boa ideia. 

Isso acontece porque o risco sobre investimento, no caso da bolsa, acaba sendo elevado. Logo, é possível não ter um retorno tão interessante, de forma que a taxa de juros pode se tornar maior que o valor recebido. 

Por isso, antes de realizar um empréstimo para investir, é fundamental calcular o retorno sobre o investimento (e, automaticamente, ter um bom planejamento financeiro). 

Afinal, é preciso conhecer bem os riscos do investimento antes de realizá-lo, para garantir que conseguirá ter uma alavancagem financeira interessante e não ter perdas.  

É bom pegar empréstimo para investir?  

Depende. Estruturar o tipo de investimento é fundamental para garantir que você terá ganhos e usará com assertividade o valor de crédito recebido. Caso seja um item de uso cotidiano, como um carro ou uma casa, pode valer a pena! 

Agora, se o empréstimo demorar para ter retorno sobre o investimento, pode não ser uma boa opção, dependendo da sua realidade e planejamento financeiro. Afinal, se os lucros ou os ganhos demorarem para aparecer, você terá prejuízo. 

Calcular o retorno sobre o investimento é fundamental para garantir lucro! 

Além disso, o tipo de empréstimo para investir também possui impacto na decisão. Afinal, caso o valor possua muitas parcelas ou alta taxa de juros, poderá impactar diretamente o retorno esperado em cima do investimento. 

Quais as vantagens de pegar empréstimo para investir?  

Desde que feito com planejamento, o empréstimo para investir pode trazer ótimos benefícios! Afinal, se feito com assertividade, o crédito possibilita um excelente retorno. 

A grande vantagem é a alavancagem financeira. Afinal, se o retorno sobre o investimento for positivo, é possível transformar o empréstimo em um excelente ganho. 

Novamente, tudo depende do tipo de crédito, do prazo de pagamento e das taxas de juros. Quanto menor for o valor das parcelas, maior será o ganho financeiro.  

Pontos para considerar na hora de pegar empréstimo para investir:  

Antes de realizar um empréstimo para investir, é importante levar em consideração alguns fatores. Afinal, o crédito pode ser uma excelente opção, dependendo de qual você escolher. 

Por isso, separamos os principais fatores para ter em mente antes de realizar o investimento! 

Calcular o retorno sobre investimento 

O retorno sobre o investimento impactará diretamente na lucratividade obtida a partir do empréstimo. Por isso, é fundamental entender os detalhes do crédito realizado, para se certificar de que não terá prejuízos. 

O retorno sobre o investimento garante que você não terá problemas financeiros, 

Caso você vá investir em seu negócio, por exemplo, é importante calcular o valor necessário para que o investimento valha a pena. Afinal, é preciso entender os lucros para que a saída não seja maior que as entradas. 

Agora, se o empréstimo demorar mais tempo para ter retorno, pode se tornar um problema. Afinal, o valor gasto nas parcelas e na taxa de juros não será reconquistado rapidamente. 

Comparar com a taxa de juros do empréstimo  

A modalidade do empréstimo para investir contratada impacta diretamente no retorno sobre o investimento e nos ganhos financeiros a partir da contratação feita. 

Afinal, quanto maior a taxa de juros, menor será o lucro em cima do investimento. Por isso, pesquise os detalhes do crédito antes de assinar o contrato, para garantir que terá um planejamento financeiro focado em ganhos. 

Considerar o perfil de risco do investidor  

O risco sobre investimento é fator fundamental na hora de contratar um crédito. Afinal, se os juros forem elevados, você sairá no prejuízo. É por isso que analisar os pormenores do contrato de empréstimo antes da assinatura é essencial. 

Realizar um empréstimo para um investimento que demorará anos para ter retorno, por exemplo, não é uma boa opção. Afinal, o valor gasto em juros não irá ser proporcional às entradas financeiras. 

Ao mesmo tempo, investir em algo que trará ganhos é excelente. Ao deixar de pagar aluguel por antecipar o FGTS, por exemplo, você economizará muito! 

Por isso, o primeiro passo é definir qual será o investimento. Em seguida, será possível calcular com mais assertividade o retorno. 

Por fim, vale a pena pegar empréstimo para investir?  

Se o retorno sobre o investimento for rápido ou gerar economia, sim, vale a pena pegar empréstimo para investir. Afinal, você irá poupar dinheiro! 

Agora, se o retorno demorar para chegar, dependendo da sua realidade financeira, essa pode não ser a melhor opção. Afinal, você gastará mais pagando as parcelas e a taxa de juros. 

Para investimento com ganhos rápidos, como comprar uma casa ou um carro, o consignado é uma ótima opção

Contratado junto à sua empresa e com juros abaixo do mercado, este tipo de empréstimo é bastante interessante. 

Na hora de contratá-lo, o MIXTRA é uma excelente ideia! O sistema organiza, em uma só tela, as instituições financeiras parceiras da sua empresa, com as taxas de juros visíveis. Assim, você contrata o melhor empréstimo para investir. Clique no link e saiba mais!