O que significa empréstimo consignado e como funciona?

Facilidade é o melhor negócio. É partindo desta ideia que o empréstimo consignado funciona para tantos nichos e pode ser excelente para a sua empresa também. 

No Brasil, esta é uma modalidade de empréstimo que só cresce e, segundo dados do Banco Central, em janeiro de 2022, bateu recordes. Foram mais de R$442,8 bilhões contratados. Nunca antes foi registrado um volume como este no país. 

Portanto, se você busca uma alternativa para manter o financeiro em equilíbrio e também oferecer uma opção aos seus colaboradores, continue lendo. Saiba mais sobre este modelo de crédito! 

Baixe o kit de planilhas gratuito para reduzir turnover!

O que é empréstimo consignado?  

Empréstimo consignado é um modelo de crédito descontado junto à folha de pagamento e reconhecido pelas baixas taxas e burocracias. Isso porque, ao ser debitado automaticamente em holerites, benefícios do INSS etc, transmite maior segurança e garantia de pagamento.  

Dessa forma, contribui para uma maior flexibilidade e redução da taxa de juros por parte do banco.  

Diferença entre consignado e empréstimo pessoal

Pessoa entregando dinheiro na mão da outra.
Por mais que também seja um empréstimo, o consignado é uma opção por vezes mais viável.

É comum que as pessoas confundam empréstimo consignado com pessoal (ou até mesmo optem por ele por não conhecerem o consignável). Mas tais modalidades de empréstimo possuem algumas diferenças entre si. Trouxemos duas principais: 

  • Consignado: leva em conta uma margem consignável de 35% do valor total da renda do solicitante. 
  • Pessoal: não se prende a uma margem, leva em conta apenas a situação financeira da pessoa que está solicitando além de não contar com descontos direto em folha. 

Como funciona o empréstimo consignado? 

Como dito anteriormente, diferente dos outros modelos de crédito,  o consignado conta com parcelas descontadas diretamente da folha de pagamento. Neste caso, entende-se como holerites, contracheques, benefícios de aposentados e pensionistas do INSS, entre outros.  

Homem de terno apertando a mão de mulher com cabelos cacheados e loiros, de costas para a foto.
Por mais que muitas pessoas não sabiam, empresas podem oferecer consignado como um benefício.

A contratação dessa modalidade de empréstimo também é facilitada: basta RG, CPF, comprovante de residência atualizado e comprovante recente de renda. O valor disponível para contemplação irá variar de acordo com a renda, respeitando sempre a margem consignável. Sendo assim, conforme a Lei Nº10.820, as parcelas devem contar com um limite máximo de 35% da renda total do solicitante.  

Quem pode solicitar o empréstimo consignado? 

Apesar de ser comumente associado a aposentados e pensionistas do INSS, o empréstimo consignado não está disponível apenas para este público. Servidores públicos de todas as esferas governamentais, militares das Forças Armadas e colaboradores de instituições privadas também podem solicitar.  

No caso do último grupo, é necessário vínculo empregatício em regime celetista, além de consultar se a empresa empregadora possui convênio com bancos consignáveis.  

Quando solicitar para a empresa?

Homem e mulher com papéis e notebook sobre a mesa, conversando sobre o que estão vendo.
Como qualquer decisão financeira, o consignado deve ser devidamente analisado antes de ser solicitado.

Dúvidas sobre quando solicitar o empréstimo consignado para sua empresa? Então confira algumas situações em que este tipo de benefício pode ser utilizado a seu favor! 

Quitação de dívidas com juros altos 

O empréstimo consignado é uma excelente alternativa para quitação de dívidas com taxas de juros altas. Afinal, devido às parcelas fixas e taxas menores deste modelo de crédito, o pagamento se torna mais flexível e dentro do orçamento.  

Situações de emergência 

Segurança e facilidade para solucionar situações de emergência sem sofrer com abuso de juros, vantagens que só o consignado oferece.  

Levantamento de um dinheiro extra 

Solicitar um empréstimo consignado também pode ser uma saída se o objetivo é desenvolver um fundo de reserva para possíveis imprevistos. 

Investimento pessoal ou empresarial 

Investimentos são constantes e demandam um capital financeiro disponível e totalmente voltado para tal fim. Com empréstimo consignado é possível adquirir o montante de forma desburocratizada.  

Vantagens de oferecer o empréstimo consignável 

As empresas conseguem uma gama de vantagens ao oferecer o empréstimo consignável como benefício para seus colaboradores. Confira o principal deles! 

Crédito mais fácil para os colaboradores 

Como vimos, o consignado é uma modalidade de empréstimo facilitada e que conta com aprovação rápida e desburocratizada. Isso se aplica também à documentação necessária para fazer a solicitação, simples e reduzida. 

Parcelas fixas 

As parcelas fixas descontadas direto no holerite trazem mais segurança para a empresa e melhor estabilidade para o colaborador. Afinal, nada de surpresas, a parcela é debitada mensalmente em um mesmo valor, possibilitando que o colaborador se planeje para além dela.  

Taxas de juros menores 

Justamente pela garantia de pagamento, os bancos tendem a flexibilizar mais o consignado, deixando juros menores e atrativos para os colaboradores.  

Possibilidade de quitação de dívidas 

Um dos pontos chaves de um empréstimo é a quitação de dívidas. Com o consignado, isso é feito da forma mais vantajosa possível, sem grandes taxas e com tempo de pagamento que pode chegar até 48 meses.  

Crédito para não-correntistas 

Outra facilidade do consignado que atrai muitos interessados é a possibilidade de crédito para não correntistas. Dessa forma, facilita ainda mais a solicitação! No entanto, é importante dizer que possíveis restrições no nome podem ser um empecilho.  

Agora que você já sabe tudo sobre crédito consignado, ofereça essa opção aos seus colaboradores. E, para facilitar os processos, realize a gestão deles pelo MIXTRA! O software centraliza as instituições financeiras parceiras e automatiza descontos em folha. Clique na imagem e saiba mais! 

Clique e conheça a plataforma para realizar gestão de consignados: o MIXTRA!