Como funciona crédito consignado e quais as vantagens?

Um empréstimo pode ser bastante útil na hora de realizar algum sonho, seja para comprar um carro; reformar ou construir uma casa; ou até mesmo viajar. Caso não haja uma boa reserva financeira, a modalidade de crédito consignado surge como opção.

Leia o texto a seguir e descubra como funciona o crédito consignado, quais suas vantagens e porque oferecê-lo aos colaboradores da sua empresa. 

O que é crédito consignado?

O crédito consignado é realizado entre a empresa e o colaborador.

Primeiro, é preciso entender o que é o crédito consignado. Basicamente, consiste em uma forma de empréstimo em que o valor das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento ou do benefício da previdência (em outras palavras, retirado automaticamente do salário ou da aposentadoria).

Quais as vantagens?

Listamos abaixo uma série de ganhos ao colaborador que essa linha de crédito proporciona, incluindo taxas realmente competitivas e atrativas, assim como os recursos necessários para solucionar problemas e/ou conquistar alguns objetivos, sempre preservando a saúde financeira. Confira!

Rápida aprovação

A contratação do crédito consignado é conhecida por sua agilidade. Para isso, é necessário ter em mãos:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda.

Em seguida, o(a) colaborador(a) passará por uma análise de crédito.

E a margem consignável, o que é? Como é determinada?

Simples: trata-se do limite máximo para a parcela do empréstimo consignado que, em respeito à Lei Federal nº 10.820, de 17 de dezembro de 2003, não pode ser superior a 35% do salário do(a) trabalhador(a). 

Com a análise aprovada, o dinheiro é liberado à conta selecionada rapidamente. No geral, trata-se de um procedimento rápido e seguro. 

Juros menores

Já que as parcelas do pagamento são descontadas automaticamente, não há risco de inadimplência ou atraso. Como consequência dessa garantia, as taxas de juros caem e tornam-se mais atraentes, sendo inferiores às das demais linhas de crédito do mercado. 

Lembramos ainda que o valor dessas taxas é definido no contrato e, do primeiro ao último mês do prazo para quitar a dívida, não sofrerá alterações. 

Cofrinho representando a reserva de dinheiro referente ao empréstimo consignado.
As vantagens competitivas do empréstimo consignado oferecem um maior controle financeiro, essencial para quem quer economizar.

Parcelas fixas

Todos os meses, como explicamos, as parcelas do crédito consignado serão diretamente descontadas do salário ou do benefício do contratante. Esse valor é determinado pelo custo total do empréstimo (CET), dividido pelo número de prestações.

Então, mesmo que a inflação se altere, a cobrança mensal permanecerá a mesma. Ter a certeza de quanto será pago a cada parcela permite uma organização financeira mais assertiva, sem comprometer outras despesas e sem surpresas no saldo ao final do mês!

Prazos longos

O período de pagamento do crédito consignado pode ser estendido em até 96 meses (oito anos) pelas instituições financeiras. Essa elasticidade com relação aos prazos é um grande diferencial, em comparação às demais modalidades de empréstimo.  

Quanto mais tempo para quitar a dívida, mais acessíveis serão as parcelas. Além disso, esse tempo para pagamento, assim como as cobranças mensais, não sofrerá alteração, garantindo também um planejamento financeiro eficiente.

Crédito consignado vale a pena? 

É necessário ter em mente que o empréstimo consignado é direcionado a trabalhadores que possuem carteira assinada, servidores públicos, aposentados e pensionistas. Isto é, pessoas que contam com aquele “dinheiro certo” todo mês, para quitação automática das parcelas. 

Oferecer o crédito consignado aos seus funcionários possibilita que eles troquem dívidas mais caras, com taxas de juro elevadas (como a do cheque especial e empréstimo pessoal), por uma modalidade mais acessível. 

Cabe ao trabalhador, ao contratar um crédito consignado, planejar-se e fazer deste empréstimo um crédito consciente

Colaborador confiante, focado em seus objetivos.
Com planejamento e estratégia, os colaboradores poderão evitar dores de cabeça e alcançar grandes metas.

O que acontece se houver desligamento de colaboradores?

Em casos de desligamentos, é preciso ir até a instituição com quem você realizou o empréstimo para realizar novos acordos. Como você não está mais vinculado à empresa, o desconto automático não será mais feito do seu salário.

A partir disso, a instituição irá refazer os acordos, definindo novas formas de pagamento, prazos e outros detalhes. Portanto, é comum que valores sejam reajustados, como o juros. Podemos dizer, inclusive, que o consignado se torna um empréstimo comum.

Como gerenciar o crédito consignado? 

Uma vez explicadas todas as utilidades do crédito consignado, é papel do Departamento Pessoal apresentá-lo ao público interno, fazendo o possível para sanar possíveis problemas de endividamento dos funcionários; promover a educação financeira; e fortalecer o sentimento de pertencimento à equipe. 

Destacamos que, para uma gestão com mais agilidade e segurança, é importante contar com uma solução inteligente

Com o MIXTRA, todas as operações necessárias para o empréstimo são centralizadas: desde a liberação da margem consignável até os descontos em folha, com cálculos automáticos e dados mantidos em sigilo. Além disso, elas podem ser acompanhadas pelos próprios colaboradores, por meio do aplicativo e da plataforma.

Contate-nos, solicite uma demonstração e garanta maior satisfação da sua equipe e do Departamento Pessoal da sua empresa.