Como calcular descontos em folha pode ajudar suas finanças? 

O recibo do salário, também chamado de holerite ou contracheque, mostra quanto o trabalhador ganha e, separadamente, quanto é descontado dessa renda. Para garantir mais assertividade nas planilhas de acompanhamento de gastos mensais e assim preservar a saúde financeira, vale a pena aprender como calcular descontos em folha de pagamento. Continue a leitura para saber mais!

Quais são os descontos realizados? 

Para realizar o cálculo de descontos em folha, primeiro é importante conhecer todos os descontos envolvidos nesse processo. Confira a seguir: 

Contribuição previdenciária 

Esta é a quantia destinada ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Através dela, a Previdência Social — responsável por pagar pensão para dependentes, licença-maternidade, auxílio-doença e outros benefícios — é mantida. 

Este desconto está previsto em Lei e é realizado nas folhas de pagamento ao longo de toda a trajetória profissional com carteira assinada, parando apenas na aposentadoria. De acordo com as novas regras, a porcentagem dessa contribuição pode variar de 7,5% a 14%, a depender da remuneração mensal do trabalhador. Vale lembrar que essas faixas são atualizadas todos os anos.

Idosos jogando xadrez, aposentados graças às contribuições feitas à Previdência.
Após atingir determinada idade e tempo de trabalho, as pessoas podem se aposentar graças às contribuições que fizeram ao INSS.

Imposto de renda 

O Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) também varia de acordo com a faixa salarial, mas sua base é o salário bruto menos o desconto do INSS. A porcentagem é descontada todos os meses, como uma forma de adiantamento do imposto. Ao realizar a declaração anual prevista em Lei, informando tudo o que já contribuiu, o empregado pode recuperar esse valor através da restituição. 

Empréstimo consignado 

Na modalidade de crédito consignado, o salário funciona como uma espécie de garantia ao banco de que a dívida será paga ao longo de um prazo (que pode ser estendido em até 8 anos). Por isso, as parcelas fixas do empréstimo solicitado são automaticamente debitadas — o que acaba interferindo, também, no valor líquido recebido e na forma como calcular desconto em folha de pagamento. 

Outros descontos 

Demais descontos — como vale transporte, vale refeição, contribuição sindical, convênio médico, gympass, dentre outros — dependem da política da empresa ou de acordos com sindicatos e associações. Justamente por eles impactarem na renda mensal a que o empregado tem direito, seus valores devem ser estipulados ainda no contrato de trabalho e avisados com antecedência. 

Diferença entre salário bruto e líquido 

O salário bruto ou salário base corresponde ao valor do pagamento sem considerar descontos. Já o cálculo do salário líquido é feito a partir do valor do seu salário bruto menos os descontos em folha de pagamento; isto é, equivale ao restante da renda, aquele que pode ser usado livremente pelo trabalhador.

Mulher realizando cálculos referentes ao salário bruto e ao salário líquido.
Saber a diferença entre salário bruto e salário líquido é essencial para organizar os gastos com maior assertividade.

Como administrar minha renda? 

Ao saber os descontos que impactam a folha de pagamento, usando como apoio as tabelas de alíquotas disponibilizadas pela Receita Federal, surge o questionamento: como gerenciar o restante da renda? Leia, abaixo, algumas dicas: 

Tenha uma boa organização financeira 

A educação financeira é a chave para fugir de muitos problemas. Exercite-a através do senso crítico, da transparência e do compromisso para com as despesas, sempre priorizando manter as contas em dia. Dessa forma, não apenas os seus rendimentos serão afetados, mas principalmente sua qualidade de vida. 

Observe seus gastos

Verifique continuamente tanto o que sai pelas suas mãos, isto é, aquilo que você gasta; quanto o que é descontado além do salário líquido, com atenção especial para os “descontos certos”, como a previdência e o imposto de renda. Se possível, também identifique as despesas (separando entre fixas e não-fixas, por exemplo) e seus respectivos dias de pagamento. Dessa forma, as chances de atraso ou inadimplência caem drasticamente. 

Acompanhe descontos ocasionais 

Valores debitados em decorrência de faltas e atrasos sem atestado ou justificativa podem ser considerados descontos ocasionais — ou seja, que não acontecem o tempo todo. Tomar consciência deles e de outras cobranças sazonais é necessário para incluí-los no cálculo mensal e evitar que os gastos superem o valor recebido, por exemplo. 

Converse com o Departamento Pessoal 

O Departamento Pessoal é responsável pela Gestão de Pessoas, ou seja, trata-se da área especializada em administrar todas as questões relacionadas aos funcionários da empresa, como folha de pagamento, férias, licenças, entre outras. Caso você tenha alguma dúvida ou necessite de um direcionamento, os profissionais que atuam nesse setor têm a responsabilidade de manter as portas abertas, no que tange ao atendimento aos colaboradores sobre pontos burocráticos da relação trabalhista. 

Agora que você sabe como funciona o desconto em folha de pagamento, conheça o MIXTRA: um software que além de oferecer maior controle na gestão de benefícios, com garantia máxima de segurança e proteção de dados, realiza descontos automáticos na folha de pagamento, pondo fim à administração manual. Para saber mais sobre essa solução, clique na imagem abaixo e solicite uma demonstração!

Automatize descontos em folha com o MIXTRA!

Clara Dantas

Apaixonada por Comunicação e suas inúmeras possibilidades. Trabalha com redação criativa, copywriting, storytelling e técnicas de SEO. Enxerga a escrita como uma forma de aprender e de transmitir conhecimento a outras pessoas.

O MIXTRA é parte do Grupo DB1

Há mais de 20 anos trabalhando com expertise em tecnologia, o Grupo DB1 desenvolve soluções para os segmentos de e-commerce, de fintechs e de transformação digital.

Especialistas em automação e em inovação alinhadas à valorização de pessoas, o Grupo DB1 está há 12 anos sendo reconhecido pelo Great Place to Work dentro de diversas categorias.

Há dois anos consecutivos, o grupo é reconhecido como uma das empresas que mais crescem na América Latina pela Financial Times e conta, hoje, com mais de 800 colaboradores.
Maringá: +55 (44) 3033-6300

Avenida Carneiro Leão 563 Centro Empresarial Le Monde 2° andar sala 9, Maringá - PR CEP 87014-010