O crédito consciente está aí para facilitar a vida de todos, permitindo a obtenção de produtos, serviços ou a aplicação em investimentos. Utilizando o dinheiro de maneira estratégica, é possível tirar projetos do papel e realizar sonhos. Continue a leitura para entender mais sobre esse conceito e aprenda a como colocá-lo em prática.
Fazer um uso consciente do crédito significa exercitar a educação financeira, tirando dúvidas, realizando consultas e simulações antes de formalizar qualquer operação, a fim de analisar e refletir sobre cada possibilidade com seriedade. Desse modo, decisões (como a solicitação de um empréstimo, por exemplo) são tomadas com maior controle e lucidez.
Primeiramente, é preciso avaliar se o motivo para solicitar um empréstimo é realmente importante. Confira alguns exemplos de situações relevantes:
Avalie também se há outras alternativas que possam sanar essa urgência.
Acesse o ebook educação financeira e saiba como promover isso aos seus colaboradores
Diante da confirmação de que a necessidade em questão só será resolvida com um empréstimo, recomendamos alguns passos que podem ajudar durante todo o processo! Confira abaixo.
Informe-se sobre as operações de crédito disponíveis, avaliando com cuidado cada opção a que você tem acesso. Verifique qual oferece os melhores resultados, menores taxas e custos.
Escolha a alternativa que mais se adequa à sua vida financeira – isto é, o crédito que cabe no seu bolso. Leve em conta seu orçamento como um todo, tendo em mente que as parcelas não devem atrapalhar o pagamento de outras despesas.
Estipule exatamente quanto você necessita e não solicite um valor acima dessa quantia. O crédito contratado tem uma finalidade específica e não deve ser considerado uma fonte de renda.
A depender do crédito escolhido, ele pode ser utilizado para diferentes situações. Por exemplo, para quitações de dívidas (ou para evitá-las), o crédito consignado é uma excelente opção.
Dessa forma, você garante que conseguirá usar o seu dinheiro com mais orientação. É possível entender mais sobre o assunto em pesquisas ou até falando com um profissional qualificado.
Honre seus compromissos mantendo as parcelas em dia. Mais que isso, acompanhe minuciosamente suas despesas, a fim de preservar sua saúde financeira.
Antes, durante e após a solicitação do empréstimo, combata a dinheirofobia e dê uma atenção especial ao seu controle financeiro, para evitar dívidas e/ou despesas desnecessárias.
O crédito, de forma geral, pode ser um grande aliado na hora de investir ou quitar dívidas, desde que usado com planejamento e responsabilidade. Conheça, uma a uma, as alternativas de crédito mais comuns no mercado e como elas funcionam.
Confira: Compensa pegar um empréstimo para investir?
Esta linha é pré-aprovada para quem tem conta corrente. Seu limite tem como objetivo atender a emergências ou imprevistos, de preferência a curto prazo (como quando você precisa de uma nova bateria para o carro, por exemplo), pois seus juros são mais elevados que os das outras opções.
O crédito consignado funciona como um empréstimo em que as parcelas são debitadas diretamente da folha de pagamento. Esta linha de crédito é conhecida por sua rápida aprovação, juros menores, parcelas fixas e prazos longos.
O cartão de crédito é um meio de pagamento eletrônico, que possibilita a compra de produtos em serviços em boa parte dos estabelecimentos – alguns deles inclusive oferecem condições especiais de parcelamento. Sua fatura deve ser paga totalmente a cada mês, para evitar juros mais elevados.
Este recurso, também conhecido como “crediário”, é ideal para comprar itens como eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, peças de vestuário, entre outros. Sua principal vantagem é não desembolsar o valor total de uma compra, já que o pagamento ocorre a prazo.
Uma boa alternativa para a compra de bens de valores mais altos, como um apartamento ou um automóvel. Neste caso, o próprio bem adquirido serve como garantia de pagamento. Na aquisição de serviços (como uma viagem, por exemplo), a garantia é a fiança.
Leia mais: crédito consignado privado
Conforme expomos em nosso eBook gratuito, a saúde financeira dos funcionários tem impacto direto na produtividade da empresa. Esta última, por sua vez, pode oferecer benefícios para ajudá-los a alcançar novos objetivos e a fugir do endividamento.
Além de capacitações para entendimento sobre educação financeira e acolhimento em momentos de crise, o departamento pessoal e o RH podem inserir o consignado como um dos benefícios da empresa. O empréstimo é excelente por ser descontado em folha e ter as menores taxas do mercado!
O MIXTRA é um software que centraliza todas as operações necessárias para o empréstimo consignado, desde a liberação da margem consignável até os descontos em folha, com cálculos automáticos e dados mantidos em sigilo. Além disso, ele proporciona uma gestão automatizada, com o controle de todos os benefícios em uma só plataforma. Entre em contato para saber mais e solicitar uma demonstração!
Confira também: Descontos em folha | O que é empréstimo consignado privado | Gestão de benefícios