O que significa crédito consciente e quais seus benefícios?

O crédito consciente está aí para facilitar a vida de todos, permitindo a obtenção de produtos, serviços ou a aplicação em investimentos. Utilizando o dinheiro de maneira estratégica, é possível tirar projetos do papel e realizar sonhos. Continue a leitura para entender mais sobre esse conceito e aprenda a como colocá-lo em prática. 

O que significa crédito consciente?  

Fazer um uso consciente do crédito significa exercitar a educação financeira, tirando dúvidas, realizando consultas e simulações antes de formalizar qualquer operação, a fim de analisar e refletir sobre cada possibilidade com seriedade. Desse modo, decisões (como a solicitação de um empréstimo, por exemplo) são tomadas com maior controle e lucidez. 

Quando realizar um empréstimo?  

Primeiramente, é preciso avaliar se o motivo para solicitar um empréstimo é realmente importante. Confira alguns exemplos de situações relevantes: 

  • Construção ou reforma de uma casa; 
  • Compra de veículo, eletrodomésticos, mercadoria ou outro bem bastante necessário; 
  • Tratamentos ou procedimentos relacionados à saúde; 
  • Pagamento de dívidas com taxas mais altas; 
  • Abertura de um negócio; 
  • Fins acadêmicos e/ou profissionais; 
  • Viagem em família. 

Avalie também se há outras alternativas que possam sanar essa urgência. 

Como usar o crédito de forma consciente?  

Diante da confirmação de que a necessidade em questão só será resolvida com um empréstimo, recomendamos alguns passos que podem ajudar durante todo o processo! Confira abaixo. 

Pesquise as opções  

Informe-se sobre as operações de crédito disponíveis, avaliando com cuidado cada opção a que você tem acesso. Verifique qual oferece os melhores resultados, menores taxas e custos.

Profissional pesquisando diferentes linhas de crédito antes de solicitar um empréstimo.
Busque a melhor resolução possível, levando em conta a necessidade financeira e o seu orçamento.

Opte pelo crédito alinhado à sua realidade  

Escolha a alternativa que mais se adequa à sua vida financeira – isto é, o crédito que cabe no seu bolso. Leve em conta seu orçamento como um todo, tendo em mente que as parcelas não devem atrapalhar o pagamento de outras despesas. 

Calcule o valor que precisa  

Estipule exatamente quanto você necessita e não solicite um valor acima dessa quantia. O crédito contratado tem uma finalidade específica e não deve ser considerado uma fonte de renda. 

Acompanhe gastos por planilhas  

Honre seus compromissos mantendo as parcelas em dia. Mais que isso, acompanhe minuciosamente suas despesas, a fim de preservar sua saúde financeira. 

Tenha rotinas financeiras  

Antes, durante e após a solicitação do empréstimo, combata a dinheirofobia e dê uma atenção especial ao seu controle financeiro, para evitar dívidas e/ou despesas desnecessárias. 

Tipos de crédito  

O crédito, de forma geral, pode ser um grande aliado na hora de investir ou quitar dívidas, desde que usado com planejamento e responsabilidade. Conheça, uma a uma, as alternativas de crédito mais comuns no mercado e como elas funcionam. 

Cheque especial  

Esta linha é pré-aprovada para quem tem conta corrente. Seu limite tem como objetivo atender a emergências ou imprevistos, de preferência a curto prazo (como quando você precisa de uma nova bateria para o carro, por exemplo), pois seus juros são mais elevados que os das outras opções. 

Crédito consignado  

O crédito consignado funciona como um empréstimo em que as parcelas são debitadas diretamente da folha de pagamento. Esta linha de crédito é conhecida por sua rápida aprovação, juros menores, parcelas fixas e prazos longos. 

Cartão de crédito  

O cartão de crédito é um meio de pagamento eletrônico, que possibilita a compra de produtos em serviços em boa parte dos estabelecimentos – alguns deles inclusive oferecem condições especiais de parcelamento. Sua fatura deve ser paga totalmente a cada mês, para evitar juros mais elevados. 

Mulher realizando pagamento por meio do cartão de crédito.
O cartão de crédito é uma das linhas bastante conhecidas, mas seus juros são superiores aos do crédito consignado, por exemplo.

Crédito Direto ao consumidor (CDC)  

Este recurso, também conhecido como “crediário”, é ideal para comprar itens como eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, peças de vestuário, entre outros. Sua principal vantagem é não desembolsar o valor total de uma compra, já que o pagamento ocorre a prazo. 

Financiamento  

Uma boa alternativa para a compra de bens de valores mais altos, como um apartamento ou um automóvel. Neste caso, o próprio bem adquirido serve como garantia de pagamento. Na aquisição de serviços (como uma viagem, por exemplo), a garantia é a fiança. 

Como empresas podem ajudar colaboradores com crédito? 

Conforme expomos em nosso eBook gratuito, a saúde financeira dos funcionários tem impacto direto na produtividade da empresa. Esta última, por sua vez, pode oferecer benefícios para ajudá-los a alcançar novos objetivos e a fugir do endividamento.

Profissional de DP oferecendo linha de crédito consignado ao colaborador da empresa.
É papel do DP ou do RH apresentar as utilidades do crédito oferecido, fazendo o possível para promover a educação financeira entre a equipe.

É possível aplicar uma série de ações no ambiente corporativo, a fim de evitar problemas financeiros futuros. O crédito consignado, por exemplo, possibilita que os colaboradores troquem dívidas mais caras, com taxas de juro elevadas, por uma modalidade mais acessível. Já o salary on demand concede acesso imediato ao pagamento pelos dias já trabalhados, assegurando maior liberdade e autonomia para a organização das finanças.

O MIXTRA é um software que centraliza todas as operações necessárias para o empréstimo consignado, desde a liberação da margem consignável até os descontos em folha, com cálculos automáticos e dados mantidos em sigilo. Além disso, ele proporciona uma gestão automatizada, com o controle de todos os benefícios em uma só plataforma. Entre em contato para saber mais e solicitar uma demonstração!

Otimize sua rotina com o MIXTRA!

Clara Dantas

Apaixonada por Comunicação e suas inúmeras possibilidades. Trabalha com redação criativa, copywriting, storytelling e técnicas de SEO. Enxerga a escrita como uma forma de aprender e de transmitir conhecimento a outras pessoas.

O MIXTRA é parte do Grupo DB1

Há mais de 20 anos trabalhando com expertise em tecnologia, o Grupo DB1 desenvolve soluções para os segmentos de e-commerce, de fintechs e de transformação digital.

Especialistas em automação e em inovação alinhadas à valorização de pessoas, o Grupo DB1 está há 12 anos sendo reconhecido pelo Great Place to Work dentro de diversas categorias.

Há dois anos consecutivos, o grupo é reconhecido como uma das empresas que mais crescem na América Latina pela Financial Times e conta, hoje, com mais de 800 colaboradores.
Maringá: +55 (44) 3033-6300

Avenida Carneiro Leão 563 Centro Empresarial Le Monde 2° andar sala 9, Maringá - PR CEP 87014-010