Cultura organizacional: molas propulsoras para um time de alta performance

Realizar a gestão de uma empresa é um processo composto de várias tarefas, que precisa caminhar de maneira alinhada, para que o crescimento aconteça. Pensando nisso, a cultura organizacional é uma ferramenta que funciona como uma cola, conectando as pessoas e o futuro do negócio

Com uma pluralidade tão grande de pessoas e de áreas dentro de uma empresa, ter direcionamentos de conduta e de comportamento é importante para que todos compreendam como agir durante o trabalho. Assim, é possível criar um time de alta performance, que trabalhará unido. 

É nesse momento que a cultura organizacional entra! Composta de valores definidos de forma estratégica, que refletem o posicionamento da empresa, ela tornará possível dar feedbacks e criar um ecossistema em que as pessoas ajam de acordo com o que é importante para o negócio. 

Neste texto, você entender melhor o que é cultura organizacional, como construir a da sua empresa e os impactos dela em um time de alta performance. Continue a leitura e confira! 

O que é cultura organizacional? 

Cultura organizacional são os valores, as crenças e os comportamentos que definem sua empresa e a maneira como ela atua. Pode ser compartilhada com o time por meio de um documento, que descreve cada um dos itens citados. 

É ela quem irá direcionar a conduta esperada dos colaboradores da empresa no dia a dia. Justamente por isso, deve ser definida de forma estratégica, identificando o foco do negócio. A cultura corporativa, inclusive, será um guia na hora de definir missões e objetivos. 

A cultura organizacional irá definir como as pessoas atuam dentro da sua empresa.

​​​“Cultura organizacional é um conjunto de regras, de valores e de crenças existentes dentro de uma organização. Assim como nossa casa, nosso condomínio, nosso bairro possuem regras claras de convivência, para uma boa convivência, dentro de uma empresa se espera que essas regras estejam claras.” - Indianara Buratto 

É fundamental que a cultura organizacional seja acessada por todos da equipe, principalmente pelas lideranças. Afinal, para que seja vivida, precisa ser compartilhada e compreendida por todos, além de ter exemplos diários de como agir junto aos valores da empresa. 

Exemplo de cultura organizacional no dia a dia 

Agora que você sabe o que é cultura organizacional, pode estar esperando um exemplo prático de como ela atua na rotina de um time de alta performance. 

Suponha que, em determinado momento, o time de atendimento ao cliente precise de ajuda por conta de certa sobrecarga. Uma empresa com uma cultura corporativa focada em colaboração e ajuda mútua certamente conseguirá se remodelar para que a equipe tenha apoio interno. 

No mesmo sentido, uma empresa com uma cultura mais focada em foco e atuação especializada provavelmente terá outra abordagem na hora de lidar com a situação (como uma expansão imediata de time). 

É válido citar que ambas estão corretas no que decidirem fazer. Afinal, não existe cultura organizacional melhor ou pior que a outra. Ela dita como o negócio e os colaboradores irão atuar e, a partir disso, ambos irão tomar atitudes com base nos valores definidos. 

Justamente por isso, é fundamental definir uma cultura organizacional que seja coerente, estratégica e que faça sentido para quem já faz parte da sua empresa. Além disso, é ela quem irá apoiar contratações futuras, de pessoas que estejam alinhadas ao seu negócio. 

Como identificar e definir os valores da sua empresa? 

Com mais contexto sobre o tema, é válido entender como criar e até como melhorar a cultura organizacional. Geralmente, são realizadas várias dinâmicas para isso, com diferentes tipos de pessoas. 

As dinâmicas de cultura organizacional tornam mais interativa a construção do material.

É fundamental que os colaboradores como um todo sejam ouvidos nesse momento, junto da liderança e da alta gestão. Afinal, por mais que não seja estruturada, sua empresa provavelmente já tem uma cultura organizacional sendo vivida. Ela apenas precisa ir para o papel! 

Reflita sobre a identidade da empresa 

O primeiro passo na hora de entender como criar ou como melhorar a cultura organizacional é refletir. Isso acontecerá mais de uma vez e com mais de um grupo de pessoas. 

Tire um tempo consigo mesmo para pensar sobre o que define sua empresa. Em seguida, pergunte às lideranças e, depois, aos colaboradores. Peça palavras simples e curtas, para facilitar a dinâmica. 

Vale estender este momento para outras perguntas, como: qual nossa missão? Quais princípios vocês usam aqui diariamente? Quais valores vocês sentem presentes na nossa rotina? Quais comportamentos são valorizados (e desvalorizados) pela empresa? 

Nem sempre as respostas serão idênticas, mas certamente haverá proximidade entre elas. Depois, ​​junto do time de RH, é possível filtrar e começar a estruturar um documento com os insumos das perguntas. 

Envolva os colaboradores  

Como citado, as pessoas que já compõem seu negócio precisam ser ouvidas neste processo. Afinal, elas já vivenciam comportamentos e atitudes diariamente, que serão o guia para que a cultura organizacional seja realmente criada.

Para que a cultura organizacional tenha adesão, precisa fazer sentido para os colaboradores da empresa.

Sendo uma conduta compartilhada, é importante que as pessoas acreditem no que está sendo construído. Caso contrário, pode ser uma quebra de expectativas para todos, ​​levando a desligamentos

A melhor maneira de envolver os colaboradores são rodadas de brainstorming, utilizando as perguntas mencionadas acima. Caso seja difícil conciliar agendas, divida os times ou faça a dinâmica de forma assíncrona, utilizando documentos digitais. 

Compile os insumos levantados

Com os insights retirados do brainstorming, compile tudo em um documento, organizando-os em missão, visão e valores

É válido e positivo, ainda, detalhar cada um dos valores. Comente-os e dê exemplos de como eles são vividos diariamente, para que as pessoas consigam estabelecer paralelos com a realidade delas. 

Em um segundo momento, é interessante criar um design para a cultura organizacional. Transforme o documento em um ebook, por exemplo, para que seja mais agradável consumi-lo. 

Com um documento central criado, entender como criar e como melhorar a cultura organizacional se torna mais simples. A partir disso, é o momento de viver no dia a dia os comportamentos e valores ali descritos! 

Práticas positivas para promover uma cultura organizacional  

A cultura organizacional vive no dia a dia, muito mais que em um documento. Isso significa que ela precisa ser compartilhada e retomada recorrentemente para ser um sucesso e criar um time de alta performance. Descubra como fazer isso! 

Tenha rituais para valorizar a cultura 

Seja junto de toda a empresa ou nas reuniões do time, crie momentos para que a cultura organizacional seja mencionada. Você pode, por exemplo, pedir exemplos para a equipe, há cada 15, dias de quando eles usaram os valores. 

Dessa forma, você e a liderança conseguem entender se ela está sendo utilizada, além de conseguir corrigir condutas que estejam desalinhadas (apenas lembre-se de fazer isso de maneira individual, para evitar constrangimentos). 

Tenha rotinas de feedbacks

Tenha reuniões específicas para feedbacks com a equipe recorrentemente.

É importante desenvolver reuniões de feedbacks quinzenais ou mensais com os times. Nesse momento, um dos tópicos tratados deve ser a cultura organizacional, para que os colaboradores tenham visibilidade em relação ao nível de alinhamento com a conduta da empresa. 

Retome a cultura em comunicações oficiais  

As atitudes e decisões da empresa precisam ser feitas com base na cultura organizacional. Logo, lembre-se de sempre fazer uma conexão entre ela e o futuro do negócio. 

Isso reforça a cultura e demonstra como todas as camadas da empresa a levam em consideração na hora de definir próximos passos. 

Divulgue a cultura organizacional

É importante que a cultura corporativa esteja presente nas vagas divulgadas, em páginas de contratação e de sobre a empresa, além de ser material para criação de conteúdo nas redes sociais, por exemplo. 

Assim, você garante que as pessoas contratadas também estarão alinhadas ao posicionamento do seu negócio. 

Conte com a ajuda da liderança

Para além de ser um exemplo de cultura, é fundamental que a liderança também seja. Os colaboradores olham para a gestão na hora de tomar atitudes e, dessa forma, terão uma referência que age de acordo com os comportamentos esperados. 

“Os líderes são os guardiões dos valores. [...] Se você lidera pessoas, você é o guardião desses valores!” - Indianara Buratto 

Dê um treinamento de alta performance (ou vários!)  

Um treinamento de alta performance focado na cultura organizacional ajuda a compreender como ela impacta nos resultados obtidos no dia a dia.  

Consultorias e até pessoas internas que são referências e especialistas podem ministrar esses encontros.  

O ​​MIXTRA, inclusive, possui um treinamento de alta performance focado em cultura organizacional disponível gratuitamente. Assista abaixo e compartilhe com sua equipe, para que eles também consumam!