O que é fintech? Conheça os tipos e as vantagens dessas empresas para o mercado financeiro! 

Conforme inovações surgem ao redor do mundo, novos termos se popularizam no cotidiano das pessoas. Para se manter por dentro das novidades, entender o que é fintech, por exemplo, é fundamental. 

​​​Segundo estudos, o termo fintech surgiu há mais de 20 anos, sendo citado pela primeira vez em 1980, em um jornal britânico. Rapidamente, empresas começaram a utilizá-lo com mais frequência, para se referir à relação entre o ramo financeiro e tecnológico, e ele se popularizou. 

De 2015 a 2020, o setor de fintechs mundiais cresceu mais de 17%, ​​segundo dados da McKinsey. A mesma pesquisa prevê que, até 2018, a área cresça pelo menos 15% em todo o planeta Terra. 

Dessa forma, compreender o que é fintech, os tipos existentes e as vantagens que elas agregam para o setor financeiro é fundamental. Afinal, certamente, você cruzará com empresas deste segmento. Continue a leitura e confira essas informações! 

O que é fintech e como funciona? 

Fintech é a abreviação para as palavras financial technology (em português, tecnologia financeira). Ela é usada para se referir a empresas do tipo fintech e startup do setor de finanças, que usam a tecnologia como forma de inovar ao oferecer seus serviços.

Por meio de aplicativos, plataformas, sites e ​​programas de computador, uma fintech fornece soluções completamente digitais para seus clientes, facilitando atividades rotineiras que tomariam tempo, como realizar uma transferência, conferir o saldo da conta ou verificar transações. Muitas vezes, usando apenas um celular! 

​​​Um bom exemplo para elucidar o que é fintech são os bancos digitais, muito utilizados atualmente. Eles permitem que clientes controlem suas contas diretamente do celular, sem precisar ir às agências. É válido citar, inclusive, que existem outros tipos de fintech, apresentadas logo mais! 

Qual a diferença entre fintech e banco? 

Tecnicamente falando, o banco (mais especificamente o digital) é um tipo de fintech. A grande diferença, neste caso, é entre esta categoria de fintech e startup e as agências tradicionais, que eram mais conhecidas até a expansão da tecnologia no setor financeiro. 

Com a expansão das fintechs, muitas atividades que aconteciam em agências tradicionais foram digitalizadas. Logo, podem ser realizadas em celulares, facilitando a vida cotidiana. Outra grande diferença são as taxas, pois é comum que bancos digitais não cobrem por algumas delas (como anuidade de cartão). 

Uma fintech também possibilita que certas atividades burocráticas fossem agilizadas, afinal, não precisam de locomoção ou ajuda de outras pessoas para acontecerem. Dessa forma, muitas pessoas aderiram rapidamente aos bancos digitais, o que auxiliou na sua grande expansão nos últimos anos. 

Quais os tipos? 

Por mais que os bancos digitais sejam muito conhecidos, existe mais de um tipo de fintech, de forma que este segmento está em expansão acelerada! Conhecer as categorias ajuda a encontrar soluções que você precisa e, assim, contar com mais inovação no dia a dia. 

Por isso, parte do processo de saber o que é fintech, passa pelos tipos existentes. Abaixo você conhece os principais, confira:

Fintech de crédito 

Entender o que é fintech de crédito auxilia no momento de conhecer as diferentes categorias. Trata-se de um tipo de tecnologia financeira focada em oferecer crédito para as pessoas por meio de sites e aplicativos. 

Esses serviços podem ser oferecidos por bancos digitais e se encaixam em várias categorias de crédito, como o cartão. 

Vale citar que este tipo de fintech é regulamentado pelo Banco Central, logo, são bastante confiáveis na hora de realizar um empréstimo. Para exemplificar, podemos citar as fintechs brasileiras MIXTRA, Creditas e Nubank. 

Agora que você já sabe o que é fintech de crédito, vale se inteirar das outras categorias.

Fintech de pagamento 

Como o próprio nome sugere, este tipo de startup possibilita realizar processos de compra e de venda de maneira rápida, fácil e, claro, digital!

Existem algumas focadas em oferecer máquinas de cartão sem taxas de aluguel, enquanto outras fornecem cartão de crédito e débito. 

Como exemplo, podemos citar fintechs brasileiras, como Nubank, PicPay e PagSeguro. 

Fintech de empréstimo

Bastante similar à categoria de crédito, uma fintech de empréstimo oferece valores para que a pessoa consiga pegar dinheiro emprestado com a instituição financeira. 

Geralmente, este tipo oferece taxas menores no momento da contratação do empréstimo, o que é um diferencial bastante interessante.  

Como exemplo, também podemos citar Nubank, Creditas, PagoSim e Trigg. 

Fintech de investimento

Na hora de entender o que é fintech, é válido citar as de investimento. Trata-se de uma categoria na qual são oferecidas soluções para aplicação de dinheiro, das mais diferentes formas. 

Este tipo possui um sistema inteligente, capaz de realizar estudos e listar investimentos positivos de acordo com as metas pessoais de quem irá realizar a aplicação. 

Como exemplo, podemos citar as fintechs brasileiras XP, Magnetis e Toro Investimentos. 

Fintech de financiamento

É uma fintech que oferece serviços de financiamento, bastante comum no setor imobiliário. Como exemplo, podemos listar Pontte, Loft Cred, Credihome e Melhor Taxa. 

Fintech de seguros 

Trata-se de um tipo focado no setor de seguros e também pode ser chamado de insuretechs. É um dos ramos que tendem a crescer nos próximos anos! 

É possível contratar diversos tipos de seguros por meio das insuretechs, como de vida, pessoal, carro, casa etc. 

São exemplos a Bidu, Escolher Seguro, Minuto Seguros e Smartia Seguros. 

Fintech de negociação de dívidas

Como o próprio nome sugere, esta categoria é focada em oferecer soluções para que pessoas negociem suas dívidas e, costuma oferecer opções para pagamentos bastante vantajosas. 

Por meio de parcerias, essas plataformas digitais permitem a renegociação de dívidas com até 99% de desconto para quitação. 

A nível de exemplos, podemos citar a Acerto, Acordo Certo, Blue365 e Negocie Aqui.

Fintech de câmbio

Quem faz viagens internacionais ficará contente em descobrir o que é fintech de câmbio! Esta categoria possibilita que transações e conversões de moedas aconteçam diretamente no celular, geralmente com taxas menores! 

Além disso, é possível cotar valores de moedas e abrir contas internacionais sem precisar sair de casa! 

Como exemplo, podemos citar a Cambiar, a Remesse Online e a Wise. 

Fintech multisserviços

Esta é a última categoria para que você compreenda o que é fintech listada pelo Banco Central. Trata-se de uma opção que junta diversos dos serviços citados acima em apenas um lugar (como alguns bancos digitais, que oferecem crédito, empréstimo, seguros etc.). 

É um tipo que ganha cada vez mais força e que cresce conforme novas oportunidades e necessidades surgem no mercado tecnológico financeiro. 

Como exemplo, podemos listar Nubank, banco BV, Ebanx, Next, entre outras. 

Agora que você já conhece o que é fintech e os tipos existentes, é válido se inteirar das vantagens deste serviço. Confira! 

Quais as vantagens? 

Com uma pluralidade tão grande de atuações, as fintechs possuem vantagens que facilitam a vida e a rotina. Confira as principais!

Facilidade no dia a dia

Como citado, as operações financeiras realizadas em uma fintech, independentemente do tipo, são sempre por meio de um celular ou computador. Logo, é possível otimizar seu tempo, evitando filas e locomoção até agências ou empresas físicas. 

Melhores taxas

É comum que as taxas oferecidas pelas fintechs, na hora de utilizar os serviços, sejam mais baixas que instituições financeiras tradicionais. Esta é uma das grandes vantagens do setor, e o principal motivo para sua expansão de mercado ágil. 

Segurança

Como citado, as fintechs são regulamentadas pelo Banco Central. Logo, as medidas de segurança para que essas empresas atuem no mercado são extremamente elevadas. Isso significa que, no dia a dia, você pode usar um banco digital com tranquilidade, por exemplo! 

Como uma fintech de crédito pode te ajudar? 

Aprofundando especificamente em o que é fintech de crédito, é válido citar os benefícios desta categoria. Além de fornecer crédito rápido e fácil, este tipo de tecnologia financeira aumenta sua visibilidade sobre taxas, de forma que é possível escolher a que mais te agrada. 

É o caso do MIXTRA, uma fintech focada em crédito consignado, que permite que você avalie quais são as taxas cobradas pelos bancos parceiros da empresa que você trabalha. 

Assim, com apenas uma tela, você escolhe o ​​consignado que mais faz sentido para sua realidade.  

Conhecendo o que é fintech, é o momento de conhecer mais sobre o que é o ​​MIXTRA e como ele ajuda sua vida profissional e pessoal. Acesse o site e saiba mais!