O equilíbrio entre vida pessoal e profissional contribuem para um melhor desempenho individual e da equipe. Colaboradores satisfeitos costumam produzir mais e gerar melhores resultados para as empresas. Diante desse contexto, o desafio do departamento de RH é manter um ambiente saudável e engajar os profissionais.
Pensando nisso, elaboramos este artigo para mostrar a importância do bem-estar dos colaboradores e seus impactos nas empresas. Confira!
O primeiro elemento que precisamos ter em mente no momento que abordamos o bem-estar dos colaboradores é que a saúde, tanto física, quanto emocional, ou mesmo financeira, influencia diretamente o desempenho e a produtividade dos funcionários, além dos rendimentos da empresa.
Colaboradores saudáveis e satisfeitos tendem a faltar menos e a permanecer na empresa por períodos mais longos, resultando em menos custos com recrutamento e treinamento de novos funcionários. Dessa forma, há uma redução do absenteísmo (ausências) e turnover.
Outro fator relevante é a melhora no desempenho. Profissionais que têm uma rotina mais tendem a serem mais produtivos, criativos e engajados no trabalho. O RH que se preocupa com o bem-estar dos funcionários, considera a atração e retenção de talentos, oferecendo locais de trabalho mais atraentes e desejáveis.
Além disso, realizar ações focadas na saúde e na felicidade dos profissionais contratados, influencia diretamente na reputação daquele negócio. Esses tipos de locais costumam ser vistos como responsáveis pro consumidores e clientes, melhorando a percepção da marca.
O conceito de capital humano é considerado um dos principais ativos de uma empresa, englobando todos os indivíduos que trabalham na organização, incluindo funcionários, gerentes e diretores. Sendo assim, é importante entender que, independentemente do produto ou serviço oferecido, ele tem um impacto direto nos resultados das empresas. Algumas das formas mais importantes incluem:
O capital humano é responsável por executar as tarefas diárias que mantêm a empresa funcionando, já que profissionais motivados, capacitados e engajados tendem a ser mais produtivos e eficientes.
Ele também é responsável por gerar novas ideias e soluções para problemas. Quando os colaboradores têm a liberdade e os recursos para serem criativos e inovadores, eles podem contribuir para que o local de trabalho se destaque da concorrência.
O capital humano é responsável por garantir que a empresa atenda às expectativas dos clientes e cumpra os regulamentos e padrões de qualidade. Quando os colaboradores têm os conhecimentos e as habilidades necessárias para cumprir esses requisitos, fica mais fácil da marca assegurar para os consumidores que seus produtos e serviços sejam de alta qualidade.
Como mencionamos, a gestão de pessoas de uma empresa precisa estar atenta para manter um ambiente de trabalho saudável, com boas condições para o cumprimento de tarefas e benefícios atraentes. Dessa forma, é possível reter talentos e ainda reduzir os custos do recrutamento e seleção.
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O capital humano também pode impactar na forma como uma empresa é vista pelo mercado e por seus clientes. Um ambiente de trabalho saudável com colaboradores engajados e motivados auxilia na construção de uma boa reputação e imagem da marca, atraindo novos consumidores.
De forma mais pontual, podemos afirmar que o bem-estar interfere na rotina de funcionários pelos seguintes motivos:
O estresse no trabalho pode ser causado por vários fatores, como pressão para atingir metas, falta de recursos e oportunidades, mudanças organizacionais e relacionamentos difíceis com colegas ou gestores. E, a recorrência dessas situações muitas vezes afeta a saúde física e mental dos colaboradores, causando problemas como ansiedade, depressão e outras doenças.
Um ambiente de trabalho inseguro ou desfavorável, com ruído excessivo, iluminação inadequada, temperatura desconfortável ou falta de espaço, pode afetar diretamente a saúde, a rotina e a qualidade do trabalho desenvolvido pelos profissionais contratados.
Além de um espaço de trabalho confortável, é preciso se atentar para que os funcionários sejam tratados com respeito e tenham acesso a recursos e ferramentas que os ajudem a realizar suas tarefas da melhor forma possível.
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Uma sobrecarga de trabalho pode ter efeitos negativos na vida pessoal dos colaboradores, incluindo sua saúde e relacionamentos. O resultado são entregas menos motivadas e outros problemas na vida profissional, que, por consequência, afetam a saúde e relacionamentos.
A falta de um plano de carreira estruturado e de políticas de crescimento profissional podem levar a sentimentos de insatisfação e descontentamento no trabalho, resultando em turnover e problemas de rendimento.
Uma comunicação ineficaz ou mesmo a falta de feedbacks — tanto positivos quanto negativos, desde que feitos com respeito e visando um trabalho mais eficiente — podem levar a sentimentos de isolamento e desconexão com a empresa.
Assim, ouvir e responder às preocupações dos colaboradores, e manter um diálogo aberto e transparente, pode ajudar a construir uma cultura positiva e um ambiente profissional mais saudável.
Empresas com benefícios diferenciados e que se preocupam com as condições de trabalho tendem a ter como resultado um maior impulsionando de negócio e a garantia de bons relacionamentos e coletividade no espaço de trabalho. Assim, pesquise e analise quais benefícios fazem sentido para a sua empresa e seus funcionários.
Além disso, é importante lembrar que esses fatores podem interagir entre si e afetar a qualidade de vida dos colaboradores de maneira cumulativa.
Promover o bem-estar dos colaboradores é uma tarefa importante para o setor de Recursos Humanos (RH) de uma empresa. Isso pode ser feito por meio de várias ações, como:
Mais do que “boas ações” de empresas, esses programas e aplicativos ajudam a zelar pelo bem-estar dos colaboradores e a incentivar que os funcionários contratados tenham estregas de qualidade. E isso passa tanto por benefícios para a saúde física, mental e financeira.
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