4 estratégias para promover diversidade e inclusão no ambiente de trabalho 

Diversidade e inclusão no ambiente de trabalho é um tema que, cada vez mais, está em destaque. 

De acordo com Hamel e Zanini no livro “Humanocracia: Criando Organizações Tão Incríveis Quanto as Pessoas que as Formam”, quanto mais uma organização segue as mudanças e avanços da sociedade, mais sucesso ela terá, afinal, promove uma chance de aprendizado e crescimento aos seus colaboradores. Se você quer ver mais livros essenciais de gestão pessoal para o RH, clique aqui. 

Se você está disposto(a) a promover um ambiente inclusivo e diverso, além de enriquecer a cultura organizacional da sua empresa, leia esse artigo na íntegra e garanta a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho que você participa! 

O que é diversidade no ambiente de trabalho?

Um ambiente diverso contempla diferentes gêneros, culturas, etnias, raças, orientações sexuais e capacidades físicas.

Quando falamos de diversidade, desejamos contemplar a maior variedade possível de pessoas. Isso porque essa pluralidade humana enriquece o ambiente e o trabalho, além de ser capaz de colocar em contato diferentes realidades e, assim, ampliar a visão de mundo dos presentes. 

É importante considerar os 6 pilares da diversidade, que são: 

  • Étnico-racial; 
  • Gênero; 
  • Geracional; 
  • Identidade de Gênero e Sexualidade; 
  • Pessoas com Deficiência; 
  • Origem e Cultura. 

A diversidade nas empresas pode ser feita logo no processo de contratação. Claro que, para além dessas características pessoais, os candidatos devem estar aptos para o cargo. Mas, em caso de empate, por que não considerar aquele candidato diferente da maioria que já trabalho? 

O que é inclusão no ambiente de trabalho?

Feito, contratamos pensando na diversidade. E agora? 

O trabalho não deve parar. Agora, a inclusão no ambiente de trabalho se inicia. Ele se trata em criar e manter um ambiente confortável para essa pluralidade, dando oportunidades iguais, reconhecimento e valorização de um espaço saudável e respeitoso. 

Uma das formas de fazer essa ideia entrar na “veia” dos colaboradores, é por meio de uma cultura organizacional e uma boa equipe de Gestão de Pessoas, inclusiva e consistente, que exalta as diferenças e potencializa a individualidade dos funcionários.  

Como promover a diversidade e a inclusão no local de trabalho? 

Para promover a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho é importante que a liderança e equipe de Gestão de Pessoas estejam alinhados. Definir a estratégia e formas de implementação é o primeiro passo. 

Vale ressaltar que essa cultura organizacional deve acontecer de dentro para fora, por isso, antes de divulgar para o público sobre como a empresa apoia um ambiente inclusivo, aplique as práticas internamente junto aos colaboradores. 

Uma gestão de recursos que considera uma inclusão no ambiente de trabalho com comunicação transparente, desenvolvimento profissional e um ambiente saudável para todos os funcionários é uma gestão de recursos de sucesso. 

Veja mais: 6 empresas que investem em bem-estar dos colaboradores para se inspirar  

4 estratégias para promover diversidade e inclusão no ambiente de trabalho 

Muitas organizações almejam ter um ambiente inclusivo, mas ainda não sabem como realizar isso na prática. É comum ocorrer um receio em confundir as coisas e, ao invés de incluir, acabe segregando, ou até invadindo a privacidade dos colaboradores.  

Por isso, estratégias são recomendadas para promover essa inclusão de forma assertiva. É importante lembrar que todas as práticas devem ser feitas coletivamente: o que vale para um, vale para todos.  

Separamos 4 estratégias eficazes para garantir a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho de forma realista e prática. Confira a seguir: 

Considerar formatos de trabalho diferentes 

O trabalho remoto pode atrair diversidade para sua organização.

A obrigatoriedade do trabalho presencial e do horário tradicional pode afastar o interesse de pessoas diversas da sua empresa. Esse é um fator que depende da função exercida, mas considerar a flexibilização e o trabalho remoto é uma forma de promover a diversidade nas empresas. 

Com o home office, por exemplo, você aumenta o leque de funcionários de outras culturas. Já com a flexibilização do trabalho no sábado, pessoas de religiões sabatistas podem ter mais chances no mercado.  

Ainda, com a possibilidade de alterar o horário de trabalho (se possível conforme o cargo), pessoas que moram em regiões mais longes ou pais que precisam levar os filhos na escola ganham uma melhoram sua qualidade de vida. E colaborador feliz é empresa feliz! 

Vagas exclusivas para minorias

As vagas afirmativas para minorias estão, cada vez mais, popularizadas pelas grandes empresas. Com elas, além de alcançar o público qualificado, também promovem a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho de uma só vez.  

Você pode pensar “é só abrir a vaga tradicional e filtrar as minorias”. Não é bem assim: com vagas exclusivas você pode alcançar mais pessoas inclusas no critério de diversidade, além de otimizar o trabalho do RH e respeitar aqueles que seriam desclassificados de primeira. 

Para garantir a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho, é importante considerar quais características já são maioria no local. Além disso, essas vagas não precisam se destinar a apenas um tipo de minoria, mas sim várias ou até uma combinação de duas. 

Treinamento sobre diversidade 

Se a cultura organizacional nunca promoveu a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho na sua empresa, pode ser que os funcionários não estejam preparados adequadamente para essas práticas.  

Por isso, é importante que exista a adequação e reestruturação da cultura, assim como treinamentos sobre diversidade. Eles podem ser diversos: palestras, rodas de conversa, jogos, simulações e mentorias. 

Outra forma prática é o compartilhamento semanal de conteúdos que promovem a diversidade, como cases de outras empresas e situações que podem ter ocorrido e como foram resolvidas, com cautela e discrição.  

Promover planos de carreira

Quando falamos de minorias, falamos também de pontos de partidas diferentes. Dessa forma, nem todos os colaboradores de uma empresa tiveram as mesmas oportunidades durante a vida.  

Ao se deparar com um colaborador dedicado e qualificado, mas que não pôde fazer um curso X ou Y para se aprimorar, por que não o valorizar e promover um plano de carreira?  

Além de reter talentos, a empresa também tem a certeza de que os funcionários estão qualificados e determinados a mostrar o seu melhor desempenho. 

Oferecer práticas que facilitam a vida dos colaboradores não são formas de promover diversidade, mas tornam sua empresa um sucesso. Ter o Mixtra como parceiro permite que a flexibilização do crédito consignado a quem faz sua empresa funcionar.  

Confira mais formas de investir no bem-estar dos seus colaboradores clicando aqui e queremos saber: quais práticas vocês estão adotando para promover a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho? Deixe nos comentários! 

Confira também: Descontos em folha