O que é salário sob demanda e como implementá-lo

Que tal conhecer um serviço financeiro inovador e inteligente, cada vez mais adotado por empresas que comprovam sua eficácia através dos benefícios gerados na vida de seus colaboradores? Prossiga a leitura para descobrir o que é salário sob demanda e conferir como podemos ajudar em sua implementação!

O que é salário sob demanda? 

Através do salário sob demanda (ou salary on demand, em inglês), a empresa estabelece uma parceria com o funcionário, reconhecida pela própria instituição, concedendo a ele acesso imediato ao valor referente aos dias já trabalhados – diferente do adiantamento salarial convencional, que toma como base uma porcentagem da remuneração mensal. 

Este modelo de remuneração é considerado uma tendência, pois a liberdade e a autonomia proporcionadas aos colaboradores garantem mais motivação, engajamento e eficiência. 

Como ele é regulamentado por lei? 

O salário sob demanda é uma forma de assegurar o pagamento dos funcionários, com respeito ao que está estabelecido pela CLT – mais especificamente pelo Artigo 462 do Decreto Lei nº 5.452 de 01 de maio de 1943, que determina que "ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo".

Malhete simbolizando o Direito e a justiça.
Implantar o salary on demand significa respeitar aspectos legais e garantir o direitos dos trabalhadores.

Como a própria legislação não estabelece regras específicas que contemplem diretamente essa modalidade de pagamento, cabe à empresa expor suas próprias condições com exatidão, para que os colaboradores se sintam à vontade na hora de enviar suas requisições. 

Como implementar o salary on demand

O uso da tecnologia é essencial para uma implantação prática e eficiente de qualquer serviço financeiro (como a oferta de crédito consignado e outros benefícios, por exemplo). É possível encontrar, no mercado digital, plataformas que facilitam todo o processo, desde a solicitação do colaborador até o desconto na folha de pagamento, de forma segura e intuitiva. Dessa forma, o setor de Recursos Humanos ganha tempo e a demanda é atendida com rapidez e transparência. 

Quais os benefícios do salário on demand

O salário sob demanda é um modelo de pagamento que traz benefícios a todos os envolvidos, do empregado ao empregador. Confira, a seguir, as maiores vantagens viabilizadas por essa modalidade de remuneração:

Menos estresse financeiro 

No momento em que a empresa possibilita que o funcionário receba seu salário a qualquer momento, as solicitações de adiantamento acabam. Isto acontece porque, com a autonomia dada pelo salary on demand, os trabalhadores têm acesso instantâneo ao seu próprio dinheiro para manter as contas em dia e preservar sua saúde financeira, sem surpresas ruins no fim do mês. 

Maior controle dos colaboradores sobre o financeiro 

Com o salário sob demanda, os trabalhadores não comprometem sua renda com dívidas, multas ou juros, pois têm a oportunidade de exercitar sua educação financeira sem atrasos e, assim, evitar grandes preocupações no futuro. O fato de receberem exatamente o valor correspondente aos dias trabalhados permite que se organizem e invistam de maneira estratégica, com cada vez mais confiança. 

Colaboradores conversando sobre a possibilidade de solicitar o salário sob demanda.
Com o salary on demand, os funcionários executam seu planejamento financeiro com mais segurança.

Melhoria no índice de produtividade 

Sem mais dívidas a pagar, o nível de estresse financeiro cai consideravelmente. Como consequência disso, o desempenho das pessoas melhora; as entregas aumentam; e as tarefas do dia a dia são realizadas com mais atenção e dedicação. A soma desses fatores garante a produtividade da organização, de forma geral. 

Aumento do engajamento 

Sem problemas financeiros à vista e com cada um cumprindo com o seu papel, as pessoas se sentem mais motivadas e engajadas em prol de um mesmo objetivo. Além disso, os colaboradores se comprometem ainda mais com a empresa, levando em consideração o laço estabelecido a partir da parceria promovida pelo salário on demand, o que ajuda a diminuir o turnover e reter talentos

Melhoria do clima organizacional 

Essa cooperação coletiva aumenta não só os índices de satisfação no trabalho, mas também a qualidade de vida de toda a equipe. Dessa forma, todos saem ganhando: de um lado, os colaboradores, que entregam cada vez mais e melhor; e do outro, a empresa, ao estabelecer um clima saudável e agradável de alto engajamento. 

Atração dos talentos 

Além de reter os profissionais que já atuam na organização, o salário on demand é visto como um grande diferencial no mercado e, por isso, tende a atrair novos candidatos durante os processos de recrutamento e seleção. Essa vantagem competitiva permite que a empresa ganhe destaque em seu nicho de atuação e desperte o interesse de futuros colaboradores. 

Auxílio aos colaboradores em momentos de crise 

O salário sob demanda é um modelo de remuneração muito funcional, principalmente quando o objetivo é controlar as finanças. Em tempos mais difíceis, esse acesso livre e imediato ao próprio pagamento é um recurso que pode fazer toda a diferença na vida dos colaboradores, para que eles possam quitar dívidas, evitar atrasos ou até mesmo realizar investimentos.

O MIXTRA é um software de RH e DP que também atua como um salary on demand management system, isto é, permite o gerenciamento deste e outros benefícios, visando sempre o melhor para todos os envolvidos. Clique na imagem abaixo, entre em contato e agende uma demonstração!

Conheça o MIXTRA e aprimore a gestão do salary on demand!